Como fazer uma análise sensorial da cachaça

COMO FAZER A ANÁLISE SENSORIAL DE UMA CACHAÇA? 

A cachaça é a segunda bebida mais consumida no Brasil. E, a terceira no mundo!

Saber realizar uma avaliação sensorial da cachaça é definir sua qualidade, sabor e aroma. As características físico-quimicas da cachaça é que lhe confere sua identidade sensorial, seu terroir. 

Três são os passos para realizar uma boa avaliação da cachaça que se degusta:

1. Avaliação Visual: Nesta avaliação você destacará o tipo da cachaça (branca, envelhecida, adocicada, etc), além de considerar os espectos visuais da garrafa, do rótulo. É retratar aquilo que o seu sentido da visão lhe proporciona. 

2. Avaliação Olfativa: Nesta avaliação você poderá sentir os mais variados aromas que a cachaça pode oferecer (doce, especiarias, frutado, amadeirado, etc), bem como identificar o seu aroma predominante - o de cana/engenho/rapadura. Assim como um bom perfume a cachaça pode lhe surpreender com seus aromas. 

3. Avaliação gustativa: Esta etapa é a mais esperada. É o seu momento com a cachaça. É através da análise gustativa que você perceberá o tempero da cachaça, gosto, acidez, sabor, adstringência, digestibilidade, entre outros. 

Se você gostou deste conteúdo se inscreva em nossa newsletter no topo desta página e baixe nossa ficha de análise sensorial. 

E caso tenha dúvidas chame-nos pelo whastapp ao lado.

 

Vídeo explicativo Kit Degustação Zé Cachaça

Zé Cachaça
14 de junho de 2022
Pague com
  • Pix
Selos

Ararauna Empreendimentos e Participações Ltda - CNPJ: 29.855.027/0001-48 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade